Ultimas Postagens

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bahia: deputados criticam atitude de Jaques Wagner

Para parlamentares, governador deu declaração irresponsável ao culpar PMs por crimes

Diante da onda de violência na Bahia, o governador do Estado Jaques Wagner (PT), segundo matéria de capa do jornal 'Estado de S. Paulo' de domingo (5), disse acreditar que "os policiais grevistas estejam por trás" das manifestações que objetivam gerar o pânico. O político, eleito governador em outubro de 2006, entretanto, não tomou nenhuma atitude para solucionar o caos.

Wagner teria dito que "parte disso foi ordenado por criminosos que se intitulam líderes do movimento". As declarações seriam criminosas se verdadeiras, pois não se pode admitir que uma polícia ou segmento dela, com o poder de garantir o ir e vir, seja acusada pelo governador de assassina sem que nada seja feito. O sociólogo Leonardo Boff, com sua magnífica reflexão, já aponta o que está acontecendo em nosso país.

Até este domingo, o número de mortos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia em decorrência da greve já passava de 70. O Jornal do Brasil conversou com políticos que consideram Wagner como o grande culpado pela situação.

"O governador Jaques Wagner está tendo uma postura de fuga em relação ao seu Estado", critica o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia.

Antes de ser alçado ao cargo de governador, Jaques Wagner teria financiado financeiramente, em 2001, um movimento semelhante ao que ocorre atualmente na Bahia, segundo informações do líder da greve, o ex-policial militar Marco Prisco.

Segundo o ex-governador da Bahia e atual deputado federal (PSDB), Antonio Imbassahy, os líderes na época são os mesmo de hoje e, com eles, Wagner assumiu um compromisso que não cumpriu depois de eleito.

"A declaração dele sobre a polícia é absolutamente irresponsável. Se ele pensa isso da polícia então já devia ter tomado providências para tirar as pessoas que ele considera criminosas, afinal ele está no governo há cinco anos", afirma Imbassahy. "A causa dos PMs é justa, mas os métodos, equivocados."

Governador da Bahia na época da greve de 2001, o político Cesar Borges também confirmou o apoio de Wagner aos manifestantes. "Na época eu tinha noção clara de que a greve era política, fomentada pelos partidos de oposição que queriam lucrar com isso", explica.


PEC 300


Cesar Borges governou a Bahia no período da greve em 2001Desde a madrugada de quarta-feira (1º), os sindicalistas filiados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) ocupam a sede da Assembleia Legislativa, situada no CAB, realizando a greve. Na ocasião, Marco Prisco, presidente da Associação, informou que os manifestantes só sairiam do local após serem atendidos por algum representante do governo do Estado. O objetivo da greve é garantir um espaço para negociação das pautas reivindicatórias com representantes do governo.

A greve, que já está refletida em diversos Estados, exige a melhoria na remuneração, plano previsto na PEC 300. A medida estabeleceria que a remuneração dos policiais militares dos estados não poderia ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. Apesar de ter sido defendida por Jaques Wagner, até agora, ela continua no papel.

"O governador da Bahia deveria ter a humildade para tentar negociar com os manifestantes que estão fazendo a greve", avalia o deputado federal Anthony Garotinho (PR). "Além disso, ele deveria pedir ao presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Marco Maia (PT-RS), e ao líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que cumpram a promessa de aprovar a PEC 300. Na época das eleições, ele deu importância à PEC para tentar ganhar votos e até agora nada foi feito".

Antecessor de Jaques Wagner, o ex-governador Paulo Souto (2003-2006) avalia que o governador atual está mudando radicalmente de postura. "Ninguém pode aprovar greve da polícia, mas também não pode criar expectativas como fez, principalmente em relação ao salário, e depois tomar outra posição", critica.



Intervenção da Justiça


Paulo Souto avalia que o governador atual está mudando radicalmente de posturaDiante da situação na Bahia, o Ministério da Justiça teria obrigações constitucionais de uma intervenção naquele Estado pois, se o governador admite que não tem forças para agir em defesa dos que vivem e dos que estão na Bahia, tratar-se-ia de uma omissão dolosa.

"Quando um dos três poderes se mostra incapaz de fazer algo pela sociedade, os outros teriam a obrigação de fazer alguma coisa", avalia a deputada Estadual Janira Rocha (PSOL). "O problema é que hoje eles estão todos ligados pelo dinheiro público"

"A intervenção do Ministério da Justiça seria uma etapa intermediária que é a entrada da Força Nacional e depois o Exército, o que seria uma intervenção de fato como ocorreu no Rio a fins de 1994, mas ela vai depender dos desdobramentos dessa situação", afirma Cesar Maia .

Ainda para o ex-governador da Bahia, Cesar Borges, a medida mais importante a ser tomada agora é encarar a situação de frente.

"Quando um dos poderes se mostra incapaz , os outros devem intervir", Janira Rocha "Wagner não está admitindo a greve e quer controlar pela força", critica. "Ele precisa negociar, o confronto nunca é uma boa saída, é necessária uma intervenção no sentido de que não se pode fechar os olhos diante disso".

O deputado federal Anthony Garotinho alerta que a situação na Bahia seria um espelho do que está por vir para os demais Estados.

"Não é o primeiro Estado a passar por uma situação dessas e eu tenho certeza que o mesmo vai acontecer no Rio de Janeiro. A mobilização desses profissionais é muito grande e isso pode trazer em breve um momento muito complicado para o Rio", analisa.

Fonte: Jornal do Brasil -


28 comentários:

  1. ESSA É O NOSSANA MENSAGEM PARA O CARIOCA JAQUES WAGNER QUE A NÓS BAIANOS FOI PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO:

    Nasce o sol ao 2 de Julho,
    Brilha mais que no primeiro!
    É sinal que neste dia
    Até o sol, até o sol é brasileiro.

    Nunca mais, nunca mais o despotismo
    Regerá, regerá nossas ações!
    Com tiranos não combinam
    Brasileiros, brasileiros corações!

    Salve Oh! Rei das campinas
    De Cabrito e Pirajá!
    Nossa pátria, hoje livre,
    Dos tiranos, dos tiranos não será!

    Nunca mais, nunca mais o despotismo
    Regerá, regerá nossas ações!
    Com tiranos não combinam
    Brasileiros, brasileiros corações!

    Cresce! Oh! Filho de minh’alma
    Para a Pátria defender!
    O Brasil já tem jurado
    Independência, independência ou morrer!

    Nunca mais, nunca mais o despotismo
    Regerá, regerá nossas ações!
    Com tiranos não combinam
    Brasileiros, brasileiros corações!
    Com tiranos não combinam
    Brasileiros, brasileiros corações!

    ResponderExcluir
  2. O GOVERNADOR SEMPRE ARRUMA UM JEITINHO DE COLOCAR A CULPA NOS CARAS! ATÉ PARECE QUE OS PMS SÃO ESCRAVOS DO ESTADO! SÃO ELES QUE FAZEM A NOSSA SEGURANÇA E MERECEM SIM UM MELHOR SALÁRIO. PMS ESTOU COM VCS!
    VCS TEM TODO O DIREITO CADÊ A PORRA DA DEMOCRACIA DESSE BRASIL?!
    ENQUANTO WAGNER DECIDE O QUE FAZER ELE SE VIRE COM O EXERCITO BRASILEIRO, QUE SÃO OUTROS ESCRAVOS, MAS QUE ESTÃO AÍ PRA ISSO MESMO...
    LARISSA DANTAS

    ResponderExcluir
  3. O JORNALISTA RICARDO SETTI DA REVISTA VEJA JÁ ALERTOU Á PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF QUANTO A UM CAOS NA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL,E O ESTOPIM JÁ FOI ACESO NA GREVE DA PM BA.

    ResponderExcluir
  4. INFORMAÇÕES QUE JUAZEIRO ADERIU A PARALISAÇÃO E OS POLICIAIS ESTÃO EM CARREATA PELA CIDADE E NAO VAO PRA O CIRCUITO DO CARNAVAL NESTE ULTIMO DIA DE FESTA EM JUAZEIRO.

    ResponderExcluir
  5. As especializadas são os cachorrinhos de madame do governador!!!

    ResponderExcluir
  6. PMS DE JUAZEIRO ADERIRAM A GREVE PESSOAL! COMPANIA 73º, 74º, 75º E 76º! ESTAMOS JUNTOS COMPANHEIROS!

    ResponderExcluir
  7. a 74 cipm juazeiro parou!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. O poder corrompe - o poder corrompeu o ""sindicalista"" que agora representa o Poder e agindo com truculência em nome da defesa dos interesses privados, encampa ação empunhando a bandeira falaciosa de defesa da sociedade. Atente povo baiano, esse "sujeito" ainda vai aprontar muito com a Bahia que não merece ser tratada como puleiro ornamental enfeitada por forasteiro descompromissado com os interesses verdadeiros da terra e servindo de marionete do governo federal. Viva a Polícia Militar da Bahia - Viva os nobres e verdadeiros herois que vestem aquela farda em defesa da Lei e da Ordem e que Deus nos ajude para que o bom senso reine no coração de todos.
    POLICIAL MILITAR a bandeira defendida é pelo seu bem estar e de sua família - a sociedade precisa estar bem, mas deixo a seguinte pergunta: - Como defender os interesses da sociedade sem a tranquilidade de ter a familia amparada?! - JUNTEM-SE, UNAM-SE, LUTEM LADO A LADO. Democracia se faz com a lealdade dos direitos iguais.

    http://www.nascimentofotos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. ta tudo paradooo juazeiro todas as cipm`s

    ResponderExcluir
  10. A 60 CIPM Gandu também parou.

    ResponderExcluir
  11. A assembleia Legislativa será invadida agora pelo exército e a Policia Federal. Já estão lá.

    ResponderExcluir
  12. JUAZEIRO VCS SÃO IRMÃOS MESMO, PARABÉNS PELA AJUDA! SEM VCS O PESO É MAIOR. MAS PQ O 7º BATALHAO ZOMBA DE NÓS, ESSA LUTA TAMBÉM É DE VCS. A TERRA DE IRECÊ NÃO FOGE A LUTA, VAMOS LÁ MEUS IRMÃOS DE IRECÊ E REGIÃO!

    ResponderExcluir
  13. ESTE JAQUINHO FORASTEIRO, ¨HOJE TRATA OS PMS DA BAHIA COMO ESCRAVOS¨SENDO QUE ESTÁ NO PODER POR CAUSA DOS MESMOS, ESTES HUMILHADOS SÃO OS QUE AINDA FAZ A SEGURANÇA DELE. ¨NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO, ESCRAVOS NÃO FAZIAM A SEGURANÇA DOS SEUS BARÕES¨ FORÇA PMBA ESTOU COM VOÇÊS. CENTENÁRIA MILICIA DE BRAVOS...

    ResponderExcluir
  14. Policiais tratados como bandidos, está sendo cercado o prédio da Assembleia Legislativa, pelo Exército e Polícia Federal, de qualquer forma querem acabar com a greve e sem nenhum tipo de negociação, um governador que em 2001 apoiou a greve, prometendo futuros benefícios, caso na próxima eleição fosse Governador agora esta fazendo isto.

    ResponderExcluir
  15. a verdadeira cara do governador da Bahia fascista esse titulo lhe cai bem. temos que nos unirmos a vitoria so depende da gente policia unida jamais sera vencida.

    ResponderExcluir
  16. sgt de juazeiro.
    Ontem dia04/02,fizemos operação tartaruga.nada de prisões,pouco patrulhamento nas ruas.hoje,05/02 mostramos que pertencemos ao contigente da PM/BA.Apoio a Prisco e companheiros.

    ResponderExcluir
  17. Atenção Bahia e Brasil por favor vejam este video neste blog:

    Greve da PM na Bahia : VÍDEO - PM's acusam Jaques Wagner de ser o responsável pela demissão do repórter Valdeck Filho que defendia os militares
    .

    ResponderExcluir
  18. A invasão da Assembleia Legislativa pode ser o inicio do caos em toda bahia.

    ResponderExcluir
  19. O "Governador" jacques vagner, deveria ser retirado do poder por improbidade administrativa pois, se o mesmo fosse um bom governante e administrador, a princípio ele seria honesto com seus servidores, depois esse caos não estaria acontecendo. Fora vagner...!

    ResponderExcluir
  20. A PMBA EM GREVE NA SUA MAIORIA, SEGUIRÁ FIRME E FORTE NO MOVIMENTO.
    A CADA MOMENTO QUE PASSA A ADESÃO DE UNIDADES NO INTERIOR É CADA VEZ MAIOR,

    ATUALIZANDO

    SALVADOR,FEIRA DE SANTANA,ALAGOINHAS, SERRINHA,SANTO ANTÔNIO DE JESUS, CRUZ DAS ALMAS, SANTO AMARO, IPIAU, JEQUIE, ITABUNA, ILHEÚS, ITACARE, CANAVIEIRAS, PORTO SEGURO, EUNÁPOLIS, ITAMARAJU, TEIXEIRA DE FREITAS, MEDEIROS NETO, VITÓRIA DA CONQUISTA, ITAPETINGA, POÇÕES, CANDIDO SALES, BRUMADO, GUANAMBI, SANTA MARIA DA VITÓRIA, IBOTIRAMA,BOM JESUS DA LAPA,LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, BARREIRAS,LENÇOIS, PAULO AFONSO,JUAZEIRO, SENHOR DO BONFIM, CAMPO FORMOSO, EUCLIDES DA CUNHA, ITABERABA,
    CONFIRMADAS.

    CAESG PARADA, CAEL EM ANDAMENTO,CAERC SEM VIATURAS E PARANDO, CHOQUE ENCAMINHANDO PARA A ADESÃO,FALTAM VCS DA CAESA,DA CAEMA,DA CIPE-POLO,VAMOS COPPA, JUNTAMENTE COM A MONTADA E O ESQUADRÃO AGUIA, ESPECIALIZADAS CONTAMOS COM A AJUDA DE VCS, PRECISAMOS NOS UNIR!!!!

    CADÊ OS BOMBEIROS???

    CADÊ AS CIPM´S DE CAMACAN, IBICARAI, GANDU E VALENÇA? SÓ FALTAM VCS NA REGIÃO SUL!!!

    AVANTE A CIPM DE POJUCA E O BPM DE CAMAÇARI !!!

    BORA CIPM´S DE CURAÇA, DE CASA NOVA E BPM DE IRECÊ!!! SIGAM O EXEMPLO DOS BPM´S DE PAULO AFONSO E SENHOR DO BONFIM!!!

    PRA FRENTE CIPM DE MACAÚBAS, VEJAM O EXEMPLO DO BPM DE BARREIRAS!!!

    CADÊ A REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA? ACOMPANHE A CIPM DE LENÇOIS QUE AQUARTELOU!!!

    INTERIOR DANDO FORÇA A CAPITAL!!!

    O GOVERNO SE DESESPERA COM A APROXIMAÇÃO DO CARNAVAL!

    SO IREMOS PARAR QUANDO PRISCO FALAR PARA PARAR E NOSSAS PAUTAS FOREM ATENDIDAS!

    A PMRJ ENTRARA EM GREVE A QUALQUER MOMENTO, ASSIM COMO A PMES E A PMSE!!! VAMOS BRASIL!!

    APROXIMADAMENTE 200 MILHÕES DE PREJUIZO PARA O COMÉRCIO E A ECONOMIA BAIANA, 82 MORTES SOMENTE EM SALVADOR, MAIS DE 58 CARROS ROUBADOS SOMENTE NA CAPITAL! SEM FALAR NO INTERIOR,ESCOLAS ADIANDO O INICIO DAS AULAS, FESTAS SENDO CANCELADAS EM TODA A BAHIA, ...REPERCURSÃO INTERNACIONAL, PACOTES PARA O CARNAVAL SENDO CANCELADOS,TURISMO SENDO AFETADO,ATÉ QUANDO O GOVERNO VAI SE RESPONSABILIZAR POR ESSAS TRAGÉDIAS? ATÉ QUANDO A SOCIEDADE BAIANA VAI SER ENGANADA PELO PT AO OUVIR DIZER QUE ESTÁ TUDO BEM?

    POPULAÇÃO BAIANA APOIANDO A NOSSA CAUSA!

    A BAHIA ESTA CAMINHANDO PARA 100% DE ADESÃO!

    ResponderExcluir
  21. NENHUM DEPUTADO LA JUNTO PARA APOIA A GREVE,TODOS REFÉM DO PT DE DILMA E JAQUES,NOS SOCIEDADE BAIANA TEMOS QUE SE JUNTAR CONTRA A MENTIRA DA TELEVISÃO, A MIDIA COMPRADA, A MENTIRA E ENROLAÇÃO DOS POLITICOS.

    ResponderExcluir
  22. Decepção total. O governador atual da bahia está bem pior qure os anteriores a quem ele tanto criticava e por causa dessas criticas nós o elegemos ! Ele é mais coronel que ACM e por não ser baiano nao está se importando com o que os baianos estão passando. Quantos vão ter q morrer pra ele acordar e ver que ele se elegeu prometendo cumprir essas leis que reajustam soldos da PM ? Em Sergipe o governador foi bem mais responsável. Partido dos Trabalhadores ? Que nada ! Jacques era lider de greves no polo, hj é pelego e está deixando o povo sofrer. Arrependo de ter votado nele, podes crer !

    ResponderExcluir
  23. 4° BPM - Alagoinhas 100% AQUARTELADO.

    A VITÓRIA É CERTA!

    GOVERNADOR, SÓ QUEREMOS NEGOCIAR.

    SE FOR PRECISO, DAREMOS NOSSO SANGUE!

    ResponderExcluir
  24. 25° cipm (casa nova)tbem parou!!!!!!!!!!!!
    não podemos baixar a guarda
    vamos mostrar q a pm tbem tem seus direitos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. pode vir FORÇA NACIONAL, EXERCITO, NÓS NAO VAMOS DESISTIR, SOMOS GERRREIROS,,FOMOS TREINADO PARA ISSO (BATALHA).VAMOS ENFRENTE, GREVE GERAL, KEM MANDA É OS PRAÇAS, SOMOS A MAIORIA.VAMOS A CONSEGUIR A VITORIA, SE DEUS QUIZER, DEUS NOS ABENÇOE. A NOSSA LUTA É JUSTA, ESSE CACHACEIRO, KER NOS DISMORALIZAR, QUANDO DISMORALIZADO É ELE, JUNTOS VENCEREMOS ESSA BATALAHA, NÓS NAO VAMOS RECUAR.

    ResponderExcluir
  26. ELES PODEM INVADIR AL;MAIS QUERO VER ELES ENVADIR AS NOSSAS CASA QUE SÃO OS BATALHÕES.

    ResponderExcluir
  27. É UMA VERGONHA O PESSOAL DAS CIAS ESPECIAS, NÃO ADERIREM AO MOVIMENTO LEMBREM-SE UNIDOS SOMOS FORTES, SEPARADOS SOMOS APENAS UM.ENTREM LÁ JUNTO COM AS DEMAIS FORÇAS DO GOVERNOS E MATEM SEUS IRMÃOS. QUE VERGONHA!

    ResponderExcluir
  28. O Rio de Janeiro vai parar,a partir de sexta,convercei com policiais do Estado do Rio de Janeiro,me deram total apoio Bahia e Rio.

    ResponderExcluir

Receba nossas notícias:

Traduzido Por: Grupo Bizulhudo - 2014